Tags

, , , ,

dsc_0067-001

Foto: G1

A época de chuva se aproxima e com ela também vem chegando as temidas enchentes. Diante disso, é preciso vislumbrar soluções práticas e sustentáveis.

O piso intertravado e seu ótimo custo x benefício são uma opção no combate às enchentes. O material tem boa adaptação ao uso urbano, principalmente se utilizado em estacionamentos e pátios. Nestes casos, o sistema atua localmente, reduzindo ou retardando o volume de água direcionado ao sistema de drenagem da cidade.

A Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana (EPA, Environmental Protection Agency) classificou os pavimentos permeáveis de BMP. Essa sigla BMP (Best Management Practice) pode ser traduzida livremente como práticas sustentáveis. Ou seja, o EPA classifica os pavimentos permeáveis como uma das soluções sustentáveis para a drenagem urbana, que atua na redução da impermeabilização das cidades, assim como na redução da poluição, pois a base do pavimento filtra a água da enxurrada.

O uso do pavimento intertravado já é bem difundido em outros países. Por exemplo, na Alemanha – pioneira no uso deste sistema – são instalados cerca de 20 milhões de m2 de pavimentos permeáveis por ano em construções residenciais e comerciais.

Anúncios