Tags

, , , , ,

O pisos que impermeabilizam o solo, como o asfalto, interferem diretamente no clico das chuvas, caracterizando uma ação predatória do ser humano contra a natureza.
O clico da chuva consiste em três etapas:
• Evaporação dos oceanos e outros corpos d’água (rios, lagos e lagunas) no ar e a evapotranspiração das plantas terrestres e animais para o ar.
• Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo diretamente na terra ou no mar.
• Escoamento superficial sobre a terra, geralmente atingem o mar.
Ao impermeabilizar o solo, o escoamento das águas fica comprometido afetando diretamente todo o clico.

A escassez de água no mundo é um tema atual e muito debatido. Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), nos próximos cinquenta anos, os problemas relacionados com a falta de água afetarão todas as pessoas no mundo. Uma das causas é a ação predatória do homem, que continua a intervir no ciclo hidrológico, seja pela impermeabilização, seja com o desmatamento, por exemplo.

Os blocos de concreto para pavimentação permitem a perfeita drenagem das águas de chuva e, ao mesmo tempo, evitam a impermeabilização do solo, pois as juntas entre as peças possibilitam a infiltração de uma parcela das águas incidentes, amenizando desta maneira o impacto ambiental. É considerado, portanto, um piso ecologicamente correto.

Anúncios