Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Piracicaba está entre os 28,2% dos munícipios de todo o Brasil que possuem a Política Municipal de Saneamento Básico.

ctex_3391

A política consiste no abastecimento de água, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais urbanas, esgoto sanitário e drenagem.  O plano possui a necessidade de diagnosticar o andamento do setor de um munícipio, que é essencial para a manutenção da qualidade de vida (de acordo com o IBGE) e isso abrange a prestação de serviços públicos de saneamento básico e de todos os seus impactos nas condições de vida da população local, com direito a metas e objetivos a médio ou curto prazo através de ações necessárias para atingir os objetivos propostos.

download

A cidade de Piracicaba tem tomado uma série de medidas em relação a tudo isso, fechando uma parceria público-privada com a empresa “Águas do Mirante”, para a administração de parte do esgoto do município. A meta da empresa é melhorar o sistema atual, destacando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Piracicamirim.

A cidade ainda conta com o programa de coleta seletiva, que está ausente em mais de 40% dos municípios brasileiros atualmente.

Anúncios