Tags

, , , , , ,

O símbolo que o asfalto representa no Brasil é de um marco de progresso, o que soa retrógrado nos dias de hoje, impondo-se contra todas as evidências que o material enfrenta em sua utilização.

A visão que o cidadão possui sobre o asfalto é de infraestrutura urbana, mesmo existindo vários outros elementos necessários para a dignidade urbana em uma cidade inteira, como água potável, rede de esgoto e ruas transitáveis, mas o que a população não imagina é o número de desvantagens que o asfalto possibilita naturalmente.

pavimentac3a7c3a3oasfalticarj

O asfalto deterioriza-se facilmente e em muito pouco tempo, seja pela dilatação térmica ou pela tração dos veículos, que ocasionam deformações e os temidos buracos que surgem nos primeiros pontos de freada e com as acelerações frequentes.  As ruas asfaltadas precisam ser recapeadas, ou inteiramente refeitas, com bastante frequência, o que agrega um gasto muito maior do que o previsto. A função do asfalto é de aumentar o conforto e diminuir o consumo de combustível dos veículos, mas de forma contínua, com aspecto macio e com o mínimo possível de juntas.

image001-791276

O betume do asfalto e o cimento do concreto possuem durabilidade muito menor do que as pedras dos paralelepípedos, além de dependerem de um processo de industrialização de alto impacto ambiental, já a pedra, apesar de não ser renovável, é pouco industrializada e pode ser extraída a pouca distância da cidade onde será utilizada, além de durar séculos.

Gostou? Então, acompanhe nosso blog!!

Anúncios