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A pavimentação intertravada é feita de peças modulares de concreto, que são produzidas em diversas texturas, formas e cores e que, colocada em conjunto com outras peças, acaba por criar grandes áreas de superfícies pavimentadas, que são destinadas à utilização por veículos pesados, leves e pessoas.

Nesse tipo de piso, ocorre a transmissão de parte da carga de uma peça para a peça vizinha através do atrito lateral, que é resultado do preenchimento das juntas entre as peças com a utilização de areia fina.

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A resistência do piso é medida em MPa (Mega Pascal), uma unidade de medida de pressão em que cada tráfego requer um tipo de resistência, e quem regulamenta a fabricação dessas peças é a norma NBR 9781:1987, que estabelece que a resistência desse pavimento deve ser de 35MP para tráfego leve a moderado e 50Mpa para a tráfego pesado.

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Todo fabricante do material, deve ter o laudo do teste realizado para cada lote de fabricação constando a resistência do material, se o material não atende a este mínimo exigido é mais provável que ocorram trincas ou quebra no material durante a sua instalação, ou até mesmo quando começar o fluxo de veículos ou pedestres no local, ou seja, é imprescindível que os testes sejam feitos. Se identificado, mais de 5% de peças defeituosas na análise visual e as amostras não atenderem as exigências dimensionais e de resistência, o lote deve ser rejeitado.

Viram como os testes com pisos intertravados são os mais rígidos possíveis? Afinal, esse material tão aplicável nos dias de hoje só pode ser instalado com o máximo de qualidade e nesse quesito a Tecpar é implacável!

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