Tags

, , , , , , , , , , , , ,

A “Arena Fonte Nova”, estádio da Bahia feito para Copa do Mundo de Futebol 2014, foi pavimentado com pisos intertravados de concreto, que foram empregados em suas áreas internas e externas, garantindo uma maior resistência e moldando a nova face do estádio baiano.

A nova arena substitui a antiga Fonte Nova, que foi demolida após a tragédia ocorrida em 2007, quando parte da arquibancada do estádio veio abaixo e matou sete pessoas. O projeto do novo estádio foi elaborado com o intuito de não descaracterizar o antigo projeto arquitetônico, que é o palco principal do futebol baiano desde a década de 1950.

DSCF3865

A nova “Fonte Nova” utilizou em massa os pré-moldados de concreto ao redor do gramado e em suas áreas externas, sendo que o valor da obra está estimado em 597 milhões de reais.

O resultado das obras é um estádio com capacidade para acolher 50 mil pessoas nos moldes exigidos pela FIFA, para o padrão Copa do Mundo.  A arena é conceitualmente uma gigante solução pré-moldada, pois foram usadas diversas peças pré-moldadas in loco, pilares, lajes, vigas e paredes de enrijecimento, além das arquibancadas; cerca de 75% da superestrutura é feita com esse material.

O diretor de engenharia do projeto declarou que a utilização dos pisos intertravados de concretos na arena, foram escolhidos por permitirem uma maior resistência e facilidade de manutenção (que é feita pelo simples ato de repor os pisos), além de conferirem um aspecto interessante, contrapondo-se ao verde do gramado ao redor e oferecendo uma resistência necessária para os muitos usuários, passagem de veículos e o “trânsito” local.

3980

Cada vez mais os pavimentos intertravados ganham espaço em diversas obras por todo o Brasil! A Tecpar é especialista nesse tipo de serviço.

Anúncios