Tags

, , , , , , , ,

Quem vive nas grandes cidades tem a plena consciência que o problema causado pela impermeabilização do solo é algo que passa a ser comum em dias chuvosos.

A água da chuva cai e não tem pra onde escorrer, juntando-se nas galerias pluviais e caindo no oceano se misturando com a água salgada e agravando outro problema, a falta de água doce.

Em Cascavel, no Paraná, uma solução prática foi criada para resolver esse problema, a chamada “calçada ecológica”. A calçada é transitável e respeita certos padrões de medidas que obriga a colocação de um gramado em meio ao projeto, permitindo assim que a água penetre no solo ao invés de escorrer para a rua, gerando uma vazão fora de comum.

calçadaecologica

A água da chuva também pode penetrar nos tipos de tijolos usados na calçada, tendo uma absorção de 20% a 30% e já possui estudos para que seja feita uma melhoria na utilização dos tijolos, ou seja, futuramente a colocação de tijolos permeáveis vai ser a mais usada. A calçada ecológica ainda possui um declive para que água penetre na grama no momento em que entrar em contato com o terreno, além de contar com toda a estrutura propícia para deficientes.

O projeto foi oficializado de acordo com o apoio da comunidade, aliando a necessidade urbana com o cuidado e respeito com o meio ambiente.

Cada vez mais os pavimentos estão sendo aliados da ecologia sustentável, e a Tecpar é totalmente engajada em executar seus serviços apoiando o meio ambiente.

Anúncios