Tags

, , , , , , , , , , , ,

Um aplicativo para celular promete reduzir o descaso ou atraso de investimentos das prefeituras brasileiras, o Cidadera, que registra em formato de fotos e descrições qualquer irregularidade encontrada, como: acúmulo de lixo, alagamentos por falta de pavimentação, falta de iluminação ou ruas esburacadas.

tela_cidadera

A ideia do aplicativo surgiu após a onda de protestos que invadiu o país no ano passado, diz Thiago Christof, formado em ciência da computação e idealizador do projeto, fundado na cidade São Carlos, no interior de São Paulo. O número de problemas registrados no Brasil (desde o lançamento do Cidadera em outubro de 2013) chega ao total de três mil, em mais de 250 cidades do país.

Thiago diz que está criando ferramentas no aplicativo para que as prefeituras interessadas possam responder às denúncias e acompanhar até obter um respaldo.  As fotos tiradas pelo público vão parar em um grande mapa colaborativo que ajuda a cobrar do poder público, soluções práticas que evitam problemas maiores se deixarem acumular.

Inovador, não é? Então, se você observar alguma falta de pavimento ou instalação inadequada, baixe o aplicativo e registre!

Anúncios