Tags

, , , , , , , , ,

Lençol freáticoJá ouviu falar em lençol freático? Ele é caracterizado como reservatório de água subterrânea, resultante da infiltração da chuva no solo. É o tipo de terreno que identifica onde ele está localizado, pois a topografia e a quantidade de chuva no local influenciam diretamente a absorção dessa água.

A vegetação também determina o potencial de armazenamento dos lençóis freáticos e garante que o solo não sofra erosão, além de evitar que a água evapore rapidamente por manter a temperatura do solo mais baixa.

Durante a absorção, existe um ponto do solo em que a água para de escorrer, conhecido como zona de saturação e como limite superior do lençol está a zona de aeração. Esses reservatórios abaixo do solo também são conhecidos como aquíferos artesianos livres que descrevem um local onde as rochas acumulam grande quantidade de água por serem porosas e impermeáveis.

O surgimento de algumas nascentes se dá pela água que “brota” do solo, decorrente de lençóis mais próximos da superfície terrestre. Devido à filtração natural que o terreno proporciona, essa água geralmente é limpa e pura, mas é preciso ficar atento aos solos que costumam receber agrotóxicos.

Conseguiu observar mais essa importância do solo permeável? Esse fato evidencia a contribuição da pavimentação ecológica com paralelepípedo e piso intertravado para a formação do lençol freático.

Anúncios