Tags

, , , , ,

Estrada parqueInterditada por 18 meses, a rodovia Nequinho Fogaça (SP-139) terá um trecho de 38 quilômetros recapeados com bloquetes articulados no intuito de integrar uma unidade de conservação da Mata Atlântica. Esse trecho, entre São Miguel Arcanjo e Sete Barras, corta o Parque Estadual Carlos Botelho e transpõe a Serra das Macacas, ligando a região ao litoral sul paulista.

Por se tratar de uma área considerada pela Unesco como  de preservação, sítio do patrimônio natural da humanidade, o projeto priorizará o trânsito de animais e limitará a velocidade em 40Km/h aos motoristas que passarem pelo local, que será garantido pela instalação de 12 radares com câmeras ao longo do trajeto.

Ao invés do asfalto, o bloquete articulado fará parte do pavimento desse trecho da rodovia por se tratar de um material que reduz a emissão de calor e permite a permeabilização do solo.

Desde 1940 a estrada de terra fez parte da paisagem do local e antecede a criação do parque. Como parte do projeto, instalações de incentivo aos observadores da natureza também foram implantados, como: quiosques, mirantes e trilhas.

Mais uma vez a pavimentação ecológica contribui com o ecoturismo e preservação da natureza.

E você? O que achou do projeto?

Anúncios