Tags

, , , , , ,

Rodoviária PiracicabaAs chuvas no começo de janeiro são comuns em todo o estado de São Paulo, mas nesse último final de semana ela causou grandes prejuízos em Piracicaba, cidade do interior do estado. Bastaram alguns minutos para que pontos da cidade virassem verdadeiras lagoas e impossibilitassem a passagem de qualquer pessoa, fosse de carro ou a pé.

Um dos locais que mais sofreu com a chuva foi a única rodoviária de Piracicaba, localizada no centro da cidade. Passageiros precisaram ficar em pé nos bancos enquanto a água alcançava os guichês de vendas dos bilhetes. Um incidente que causou pânico aos presentes no local e que poderia ter sido evitado apenas na adequação de sua pavimentação.

É o asfalto que cobre toda a extensão do terminal rodoviário e que é o principal vilão nessa história. Ele inibe a vazão da água por ser impermeável e dificulta seu escoamento. Além disso, por ser um local de frequente movimentação de veículos pesados, ele precisa ser recapeado constantemente por apresentar várias deformações.

A pavimentação ecológica seria um grande aliado nesse processo de escoamento da água, inclusive quanto a sua manutenção. Tanto o paralelepípedo quanto o piso intertravado são resistentes e duráveis, além de possuir espaços entre seus blocos que auxiliam na vazão da água. Uma solução simples e bela que traria inúmeros benefícios à população.

Anúncios