Tags

, , ,

Embora já tenhamos evidenciado a importância do saneamento básico para a toda a sociedade, ainda se faz necessário explicar algumas de suas interferências na manutenção da vida e na saúde da população. As crianças são as mais afetadas pela falta desse serviço, pois possuem o sistema imunológico mais baixo e são mais vulneráveis a certos tipos de doenças.

???????????????????????????????Mesmo que seja fácil fazer a prevenção de algumas doenças, casos como a diarreia são comuns em crianças menores de 5 anos e ocasionados basicamente pela ingestão de água contaminada ou pelo contato com o solo ou lixo também contaminados. Insetos provenientes de áreas de descarte de lixo ou de esgoto a céu aberto também podem ser fatores para a transmissão de várias doenças.

Os custos com a manutenção e prevenção dessas doenças são inferiores aos que se tem com a cura delas, por isso é importante que os gestores foquem seus investimentos em saneamento básico, pois ter acesso a água tratada e de qualidade, tratamento do esgoto, coleta de lixo, drenagem urbana, entre outros; é direito de todos.

A falta desse serviço contribui para o aumento da taxa de mortalidade infantil e é preciso estar atento. Saneamento básico é a garantia de um futuro mais saudável às nossas crianças e um exercício de cidadania.

Anúncios