Tags

, , , , ,

De olho nas perdas de água na distribuição municipal, o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), Vlamir Schiavuzzo informou à imprensa que está finalizando o Plano Diretor de Perdas Físicas e definindo os investimentos necessários para as melhorias necessárias do sistema. Segundo dados do instituto Trata Brasil, a perca de água no município é de 44% e a meta é chegar a 25% até 2020. Essas perdas representam toda água captada, mas que não chega a ser consumida devido aos vazamentos e os procedimentos de limpezas de filtros das estações de tratamento de água.

Eta

Embora aconteçam obras constantes nas trocas de redes, com o objetivo de melhorar o abastecimento e controlar as perdas, ainda há muito a se fazer. Para o saneamento básico e tratamento de esgoto, o SEMAE investe anualmente R$ 9 milhões e a empresa Águas do Mirante e pretende investir R$ 416 milhões em 30 anos.

A redução das perdas de água e o tratamento de esgoto pleno é a garantia de uma melhor qualidade de vida para a população, geração de emprego e otimização da produção no município. Segundo José Braga, presidente do Águas do Mirante, as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista, que beneficiária os moradores do bairro Santa Teresinha, já estão 65% concluídas. Em 2014, a empresa dará início a mais duas ETE’s.

O sistema de tratamento de esgoto da ETE Piracicamirim também será revisto e modernizado para melhor atender a população e eliminar definitivamente o mal cheiro produzido pelo tratamento do esgoto. Assim como a mudança no sistema, de anaeróbico para aeróbico, as adequações poderão incluir mudanças na infra-estrutura em toda a rede de esgoto, drenagem de águas pluviais e maior cuidado com o meio ambiente.

Anúncios