Tags

, , , , , ,

Fotos Muro 09 (1)Os muros de arrimo são um tipo específico de muros, que além de isolar o terreno, também cumprem a tarefa de suportar a terra.

Geralmente eles são utilizados em terrenos que apresentam alguma inclinação (aclive ou declive). Neste caso, para ocupar o terreno com alguma construção são necessários cortes ou aterros para que se consiga uma superfície plana, sem inclinações. Neste momento surgem as áreas de acomodação, que é o espaço entre o perfil original do lote e a área plana.

Quando a área de acomodação é pequena ou não existe, veremos um degrau entre o perfil natural do terreno e área plana que estará mais alta ou mais baixa que o primeiro. Para segurar a terra da parte mais alta é necessária a construção dos muros de arrimo.

Eles podem ser construídos com blocos de concreto ou cerâmica e também podem ser feitos de gabiões de pedra (aquelas “gaiolas” de pedras que vemos nas estradas para conter a terra das encostas). Outra alternativa é construí-lo com solo-cimento, uma técnica de mistura de terra e cimento que garante a estabilidade da construção.

Embora os muros de arrimo sejam feitos de pedra, por que o próprio peso da pedra é suficiente para conter a terra, normalmente é mais barato construir os muros com blocos e posteriormente revesti-los com algum material.

Sendo assim, a estrutura dos muros é feita com os próprios blocos e um projeto estrutural indicará quais deverão ser preenchidos com concreto e onde passarão os ferros de armadura dos muros. As cortinas de concreto ou os perfis metálicos cravados são mais utilizados em muros de arrimo para grandes construções.

É importante ressaltar que estes muros são fundamentais para qualquer projeto, eles seguram uma quantidade significativa de terra, principalmente quando chove. Logo, é essencial fazer o correto dimensionamento destas estruturas.

Anúncios