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aplicacaoMuitas nações encontraram na construção e melhoramento das rodovias uma maneira para fazer o controle territorial e também para a implantação da democracia e o papel da engenharia de pavimentos nisso tudo é tornar estas obras possíveis ao longo da história.

No Brasil, desde a década de 1950 o piso intertravado vêm sendo utilizado em calçadas, praças, ruas, pisos industriais, portos e até mesmo aeroportos.

E as principais características que estão tornando este tipo de pavimento cada vez mais popular são a alta durabilidade, resistência e permeabilização do solo.

Estas vantagens estão permitindo que o piso intertravado seja também bastante utilizado em rodovias. Em países como a Costa Rica e a África do Sul estas obras já são bastante comuns, sendo que na África do Sul este pavimento vem sendo utilizado desde 1980 em obras com 20 km de extensão. Já na Costa Rica, na província de Guanacaste, foi construída uma rodovia com 7 km de extensão e 7 metros de largura.

As grandes virtudes de se construir estradas com blocos de concreto são a facilidade na execução do projeto e rápida manutenção. Além disso, elas podem ser projetadas para qualquer nível de tráfego, desde os mais leves aos mais pesados, usando o mesmo tipo de bloco.

São os países em desenvolvimento que lideram o uso deste tipo de pavimento, como Nicarágua, Costa Rica, Colômbia e possivelmente o Brasil, pois há um interesse do Estado de São Paulo em construir uma via com mais de 40 km em reservas ecológicas localizadas na região Sul do Estado.

E você, sabia de mais esta vantagem do piso intertravado? Comente! 

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