Tags

, , , , , ,

i308012A norma em vigor NBR 15953 – Pavimento intertravado com peças de concreto – execução, vem permitindo que os blocos de concreto sejam assentados em camada granular.

Antes, existia somente a norma de produção, isto permitia que a aplicação mal feita do piso intertravado transformasse em ‘’vilão’’ o fabricante do material, ao invés de quem o instalou.

Em vigor desde 2011, ela estabelece diretrizes de execução a qualquer tipo de pavimentação com pisos intertravados, proporcionando maior segurança ao contratante e ao consumidor.

A norma possui um capítulo sobre atribuições de responsabilidade onde são colocados os atributos mínimos de todos os responsáveis pela obra: contratante, projetista, fiscalização, fornecedor de peças e executor. Em relação ao executor, é responsabilidade dele atender as especificações da nova norma e do projeto, além da avaliação das peças de concreto, assim como a utilização de equipamentos e ferramentas apropriadas.

É importante ressaltar também que a empresa de execução precisa atender todas as normas trabalhistas e utilizar profissionais devidamente qualificados.

A Tecpar está de acordo com todas as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), garantindo um projeto com seriedade, qualidade e rapidez na execução da obra.

Anúncios