Tags

, , , , ,

122735Atualmente, na maioria dos municípios brasileiros e principalmente nas capitais, a construção e pavimentação das calçadas ficam por conta do morador do imóvel, resultando em pavimentos irregulares e sem padronização, causando uma visão negativa do ambiente urbano.

O projeto Calçada Viva, desenvolvido pelo arquiteto, urbanista e paisagista Benedito Abbud tem o objetivo de implantar uma equipe de urbanistas em cada cidade para que as calçadas sejam desenvolvidas de acordo com a geografia, cultura e história do município.

De acordo com o projeto, as calçadas devem ser de responsabilidade do poder público, e sua estética deve ser mais larga, com faixas e serviços para arborização, rampas para cadeirantes e piso tátil de orientação e alerta.

Além disso, o projeto ainda pretende aumentar a permeabilidade do solo, colaborando para evitar enchentes e para reposição dos aquíferos, diminuir a poluição visual e sonora, melhorar a qualidade do ar, reduzir os gases tóxicos e nocivos, garantir a boa acessibilidade para todos no uso dos passeios e também promover a aproximação da população com o meio ambiente natural.

E você, o que acha que deve ser mudado nas calçadas da sua cidade? Comente!

Anúncios