Tags

, , , , ,

PISO TATILO piso tátil é um piso com textura e cor diferentes do restante do calçamento e sua função é ser perceptível e orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Ele existe em dois tipos: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.

O piso de alerta é conhecido também como ‘’piso de bolinha’’ e sua principal função é alertar, por isso é instalado no início e término de escadas e rampas ou em frente à porta de elevadores.

O direcional, como o próprio nome diz, serve para direcionar e orientar o trajeto, principalmente em locais que não possuem pontos de referência que possam ser detectados com a bengala.

Quando os deficientes visuais passam a bengala ou notam a textura diferente com o sapato já sabem que encontrarão um obstáculo à frente, como um poste, uma árvore ou um telefone público, por exemplo.

Para uso externo o piso tátil de concreto é o mais indicado, principalmente por sua alta durabilidade, facilidade de manutenção e também por ser antiderrapante e as cores fortes facilitam a identificação para as pessoas com dificuldade visual.

A importância deste piso é dar autonomia para que estas pessoas possam caminhar pela cidade com segurança e de maneira tranquila.

Anúncios