Tags

, , , , ,

Plano-de-Saneamento-Básico-Participativo-Large-290x290Neste mês, foi aprovado pelo Conselho das Cidades o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que prevê investimentos de R$ 508,5 bilhões para o abastecimento de água, coleta de lixo e tratamento de esgoto.

O Plano é um guia que possibilitará o planejamento para desenvolver ações nos próximos 20 anos. A partir de 2014 e até 2030 serão investidos de 10 a 12 bilhões de reais por ano.

O Plansab pretende ampliar o abastecimento de água potável em todas as áreas urbanas para os próximos 10 anos. Sobre a coleta e o tratamento de esgoto, a meta é atingir 93% das áreas urbanas nos próximos 20 anos. Para diminuir a contaminação de rios e córregos, não serão mais permitidos esgotos a céu aberto.

A partir de 2014 o Plano Nacional pretende acabar também com os lixões a céu aberto e desenvolver um novo processo para conduzir os resíduos para aterros sanitários.

A implementação do projeto terá a atuação do Governo Federal, estados e municípios e também de todos os agentes públicos e privados. Quem coordenará todas as ações do Plansab será o Ministério das Cidades.

Anúncios