Tags

, , , , ,

pavimentaçãoasfalticarj.jpg

Hoje em dia é comum ver em muitas cidades obras de pavimentação onde as ruas de paralelepípedos são cobertas por camadas e mais camadas de asfalto. Porém, com o tempo, estas camadas de asfalto vão se soltando e os paralelepípedos vão surgindo novamente. As ruas vão ficando esburacadas, dificultando o tráfego.

Para muitos, asfalto é sinônimo de progresso e infra-estrutura urbana. Mas será mesmo?

O asfalto possui algumas desvantagens inevitáveis, como a dilatação térmica, que causa fissuras, e também a intensa circulação de veículos, que resulta em deformidades e buracos no asfalto.  Por se deteriorar com mais frequência, este pavimento tem que ser constantemente recapeado, ou então inteiramente refeito.

O paralelepípedo que ainda está presente nas ruas de muitas cidades e vem sendo usado com mais frequência em obras de pavimentação, possui vantagens indiscutíveis, pois preserva a história dos centros históricos e bairros mais antigos, tem uma alta durabilidade, não precisa de manutenção constante, facilita o escoamento da água da chuva e além do mais, é ecologicamente correto.

E você, o que acha?

Deixe seu comentário.

Anúncios