Tags

, , , , ,

Verão é época de chuvas e, infelizmente, também podemos dizer que é época de alagamentos. Choveu, alagou. Isso ocorre quando o volume de água de um rio, córrego, lago ou mar é superior ao que ele pode comportar. E para os centros urbanos isso gera grandes transtornos, pois boa parte dos estragos é causada pela própria ação do homem.

Foto: Mauro Saraiva Junior/RBS TV

Foto: Mauro Saraiva Junior/RBS TV

Dentre tantos outros fatores agravantes, podemos citar a impermeabilização do solo como fator preocupante quando o assunto é enchente. Ao impermeabilizar o solo, o homem interfere no ciclo da chuva, impedindo o escoamento natural das águas, piorando, ou, até mesmo, ocasionando os alagamentos.

Atitudes que podem combater essa situação caótica vêm sendo tomadas em todas as frentes por todo o mundo. Uma delas é acabar com o hábito de cimentar áreas comuns, incentivando a manutenção de áreas verdes e a pavimentação ecológica.

A aplicação de paralelepípedos, por exemplo, pode ser uma solução prática e ecológica. Entre a colocação de dois paralelepípedos há um espaço de dois centímetros, que permite o perfeito escoamento das águas, tornando-o uma opção principalmente ecológica. parale

E você, o que acha da pavimentação com paralelepípedos?

Anúncios