Tags

, , , ,

Atualmente a percepção do ser humano da necessidade de se preservar o meio ambiente vem aumentando, tornando-se este o assunto do momento.

A escassez de água é um problema visível e que, caso não seja revertido, trará grandes consequências às futuras gerações.  A pavimentação feita de asfalto  é um grande fator prejudicial na reversão deste quadro, pois interfere no ciclo da chuva, impedindo que a água faça seu percurso natural.

Consequências visíveis e desastrosas dessa impermeabilização do solo são as enchentes, que nessa época do ano, período de chuva, se intensificam, trazendo prejuízos, muitas vezes irreparáveis.

Um exemplo a ser seguido é a Alemanha, pioneira no uso de calçamentos com pisos permeáveis, como os pavimentos intertravados, que possibilitam o escoamento da água. No país são instalados cerca de 20 milhões de m2 de pavimentos permeáveis por ano em construções residenciais e comerciais.

É preciso cada vez mais nos conscientizar da preservação do meio ambiente e sabermos que todas nossas atitudes são acumulativas, refletindo no futuro das gerações. É preciso pensar adiante!

O que você acha dessa iniciativa?

Anúncios