Tags

, , ,

Foto: To sabendo.

A sustentabilidade está cada dia mais em alta tanto no Brasil, quanto em todo o mundo. É devido a essa preocupação que, de acordo com a organização não governamental Green Building Council (US GBC), o Brasil já ocupa a quarta posição no ranking mundial de construções sustentáveis.

Para ocupar esse lugar o país tem abraçado projetos que usam racionalmente recursos naturais, sem deixar de atender plenamente às necessidades humanas. Desse modo, investe-se em construções verdes, que dentre suas vantagens está o alívio ao bolso! As alterações nas obras, às vezes, exigem grande investimento, como o reaproveitamento de esgoto e armazenamento e reaproveitamento da água da chuva, no entanto, é um investimento compensado com o tempo, uma vez que gera inúmeros benefícios.

As vantagens são tantas que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem adotado algumas medidas, como na reforma na oficina do tribunal em que será utilizado o piso intertravado, que ao contrário do piso utilizado até então, é permeável. A escolha do piso ocorreu devido as suas características. Feitos por bloquetes, possuem entre as peças brechas que possibilitam a infiltração da água. Além disso, o piso intertravado possui outras vantagens, como a facilidade de assentamento, o conforto térmico em relação ao asfalto, a possibilidade de remoção e a possibilidade de re-assentamento.

Não é uma boa investir nas construções verdes? O que você acha?

Anúncios