Tags

, , ,

O fechamento das divisas do lote em obras residenciais pode ser feitas com a construção de muros ou outros materiais que definam essa divisória, muitas vezes criada com o objetivo de garantir segurança aos moradores, evitando que certos animais invadam o terreno e assegurando privacidade à casa, além de demarcar o lote.

Foto: Fórum da casa.

Dependendo do caso pode ser construído um muro grande ou pequeno, que devem ser escolhidos de acordo com a necessidade do indivíduo. Uma vez escolhido o tipo de divisória é preciso cuidado na hora de construir o muro! Eles precisam ser bem estruturados, mesmo que não suportem cargas específicas.

O ideal é que o mesmo calculista que projetar a estrutura da casa seja responsável pelo cálculo do muro, que deve ter fundação feita por brocas, viga baldrame ou algum tipo de alicerce. Além disso, o corpo da estrutura também deve ter algum tipo de armação, imprescindível em muros muito altos.

Quanto aos materiais, podem ser utilizados blocos de concreto ou cerâmicas. A pedra também é indicada, sendo utilizada para a construção de muros durante séculos, o que mostra sua tradição e garantia. É um material mais pesado, o que pode dispensar a construção de uma estrutura específica para garantir estabilidade. Nesse caso é preciso que o cálculo da base esteja correto, uma vez que a carga sobre o solo será grande.

Outra vantagem dos muros de pedra é seu valor estético. Eles proporcionam um visual rústico que pode casar com o estilo da sua construção, podendo ser adornados com plantas, fontes e até mesmo outras estruturas, dependendo somente da sua imaginação!

 

 

 

Anúncios