Tags

, , , ,

Hoje trazemos um pouco sobre a história do paralelepípedo em uma das regiões do Rio Grande do Sul. Ainda na década de 1950, imigrantes italianos que haviam se instalado no estado, usufruíram da presença de basalto na região, rocha ígnea, originada por derrame vulcânico, muito utilizada na Construção Civil, principalmente em construções e calçamentos. Mas você sabe como o basalto é retirado? Primeiro é preciso observar a disposição da jazida, dependendo, é possível que esse tipo de minério seja facilmente extraído, ou seja, utilizando-se ferramentas simples com alavancas se consegue retirar placas de rocha. Esse é o caso, por exemplo, de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, também conhecida como “capital nacional do basalto”.

A história dessa cidade é marcada pela rocha e devido a utilização de placas irregulares do minério para calçamento e outros produtos as indústrias na região foram crescendo. Essa expansão ocorreu por causa do seu baixo custo e grande resistência, o que fez com que a região se especializasse no minério. Hoje em dia, os produtos são mais diversificados e com melhor acabamento para calçamentos, pisos e revestimento, no entanto, o perfil das mineradoras tem mudado.

Até os anos 1990 a produção era pautada nos retalhos para calçamentos, feitos por elementos de forma irregular, sendo obtidos pela quebra do extrato, todavia, os retalhos acabaram perdendo lugar para as peças regulares, os paralelepípedos.  Na contramão do país, que ainda prioriza o asfalto, percebeu-se que o paralelepípedo apresenta ainda mais vantagens na aplicação e durabilidade e, de olho nessas vantagens, os mineradores acabaram mudando seu perfil de produção.

Por isso, várias regiões do Rio Grande do Sul e outras partes do Brasil e do mundo passaram a focar no material, que tem conquistado cada vez mais mercado, devido ao baixo valor do produto na jazida. As empresas também procuram otimizar a confecção de paralelepípedos de vários tamanhos, maximizando a utilização do basalto.

Mais uma vez as características do paralelepípedo, que já foram faladas aqui no blog, foram um diferencial, criando uma nova tendência no setor de mineração sulista. Lembra quais são as vantagens do paralelepípedo? Você pode tirar suas dúvidas sobre o pavimento nesse post: Paralelepípedos ajudam a escoar água e evitar inundações.

Anúncios