Tags

, , , , , ,

As inúmeras enchentes que ocorrem em períodos de chuva resultam da falta de planejamento urbano das cidades, comprovada não só pelos alagamentos, mas pela proliferação de favelas, engarrafamentos e outros problemas urbanos enfrentados diariamente pelos cidadãos.

Os alagamentos costumam acontecer quando a superfície do solo está saturada, impedindo a infiltração de água no solo, que será mais eficiente quando a declividade for menor e apresentar maior concentração de vegetação. Por isso, na hora de planejar as vias urbanas, deve-se levar em conta o tipo solo, sua declividade e, principalmente, sua impermeabilização, uma vez que quanto maior for o escoamento superficial, maior será a probabilidade de alagamentos e enchentes.

Assim, deve-se pensar no tipo de pavimento. Ele pode ser semipermeável, como o paralelepípedo, impermeável, caso da calçada de concreto e do asfalto e permeável, como os blocos vazados.

No caso dos paralelepípedos, a infiltração da água é facilitada pela existência de uma fenda de dilatação de 10 mm entre cada pavimento, além disso, as depressões que se formam na fenda contribuem para a retenção da água. Outro benefício é o fato do paralelepípedo ser assentado sobre uma camada de areia.

O paralelepípedo ainda é um dos pavimentos mais baratos, sendo sua fabricação feita por meio de lapidação, com utilização de mão de obra para instalação. É necessária manutenção, no entanto, a durabilidade do pavimento é muito superior a do asfalto, com cerca de 50 anos de garantia.

Uma das grandes desvantagens do asfalto é sua impermeabilização, que juntamente com a poluição do ar e diminuição da vegetação contribuem para causar diversos problemas urbanos, como o fenômeno da ilha de calor, que ocasiona aumento da pluviosidade no verão, contribuindo para o ciclo das enchentes.

Na hora de evitar alagamentos e enchentes, o paralelepípedo pode ser uma boa saída!

Então, se você está cansado dos alagamentos na rua onde mora, faça uma solicitação na prefeitura e peça que substituam o asfalto pelo paralelepípedo. O que acha?

Anúncios