Tags

, ,

O muro de arrimo, diferente de cercas e grades, além de isolar o terreno também possui a função de suportar a terra. Normalmente são utilizados em áreas que apresentam alguma inclinação (aclive ou declive), já que pra ocupá-las é preciso buscar uma superfície plana. Para que isso aconteça, são formadas áreas de acomodação, que são espaços entre o perfil original do lote e a área plana.

Quando a área de acomodação é pequena ou não existe, o muro de arrimo é utilizado. Nessa situação, encontra-se um degrau entre o perfil natural do terreno e a área plana (que estará mais alta ou mais baixa que o terreno original) e para segurar a terra da parte mais alta, faz-se necessário o uso de um muro de contenção.

O muro de arrimo pode ser construído com blocos estruturais de concreto ou cerâmica, sendo também feitos com pedras brutas. É preciso lembrar que eles são importantes estruturas para qualquer projeto, uma vez que seguram quantidade significativa de terra, que se torna extremamente pesada quando chove. Por isso, quando mal projetados, é comum observar o colapso desses muros.

Para que isso não ocorra são necessários dois cuidados: o cálculo estrutural do muro deve levar em conta a carga adicional proporcionada pela água e deve-se retirar o máximo de água da parte de trás dos muros, para aliviar o peso. Desse modo, os muros de arrimo devem ter um sistema de drenagem que levam a água para suas laterais. Além disso, a parte de trás deve ser impermeabilizada, principalmente se a frente ficar dentro do imóvel. Essa impermeabilização fará com que a água atravesse o muro pelos drenos, mantendo seco o outro lado.

A Tecpar realiza a construção de muros de pedra, que podem ser utilizados como muro de arrimo. As pedras são totalmente naturais, de granitos brutos e encaixados artesanalmente, muito utilizado em casas e condomínios, proporcionando a segurança necessária para a construção dessas estruturas.

Anúncios