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Os blocos intertravados de concreto podem ser encontrados nas calçadas, praças, pátios industriais, portos, aeroportos, condomínios e loteamentos, estando presente na engenharia desde a década de 1950. Todavia, sua utilização em avenidas é inusitada.

Como já foi dito aqui no blog, os pisos intertravados possuem uma gama de qualificações que atendem diversas exigências, e é por isso que seu uso em avenidas está cada vez mais comum.  Estes pavimentos já revitalizam importantes avenidas em todo território nacional e uma de suas vantagens está no fato de é que apresentam gerarem 30% a menos de radiação do calor, colaborando com a iluminação da área.

Esses benefícios possibilitaram que, desde os anos 1980, a África do Sul utilize o pavimento intertravado em avenidas e corredores de tráfegos urbanos. Na Costa Rica também foi concebida uma rodovia, marco da abertura de um grande projeto de terras e concessão de praias a hotéis de luxo, para o turismo do país. Já na Colômbia, no início de 2004, foi concluída a construção de 680 metros de uma estrada de montanha, que dá acesso a várias casas rurais e a um parque turístico.

Uma das vantagens da utilização do piso intertravado em avenidas e rodovias está no fato dele ser bem mais amplo e liso do que o paralelepípedo, ideal para vias de tráfego rápido, pois não altera a velocidade dos veículos. Lembramos que este  pavimento é certificado pela Associação Brasleira de Cimento Portland (ABCP), o que garante que a superfície da pavimentação seja antiderrapante, com menor temperatura superficial durante o dia e melhor visibilidade a noite.

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